Contratar um financiamento imobiliário demanda uma pesquisa atenta para que seja possível encontrar as melhores condições, mas você sabia que, mesmo durante o pagamento, é possível transferir a dívida para outra instituição?
A portabilidade de financiamento imobiliário em busca de condições mais vantajosas é uma possibilidade! Quer saber como funciona essa transferência, quando vale a pena e quais são os principais desafios? Leia o artigo e entenda o assunto.
Quando vale a pena fazer a portabilidade de financiamento imobiliário?
Se você pensa em fazer ou já está com um financiamento imobiliário, mas sente que está pagando mais do que deveria, talvez esteja na hora de pensar na portabilidade. Essa é uma opção que permite transferir sua dívida para outro banco, buscando melhores condições.
Veja a seguir quais são as situações em que vale a pena fazer essa mudança.
Comparação de taxas de juros
A taxa de juros é um dos principais fatores que influenciam o valor final do financiamento. Por isso, se outro banco oferecer uma taxa menor, esse pode ser um motivo muito válido para fazer a migração da sua dívida.
Entretanto, antes de se decidir, compare o Custo Efetivo Total (CET), o que inclui outras taxas cobradas no financiamento imobiliário e encargos.
Redução do valor da parcela
Com juros menores, a parcela mensal pode ficar mais leve para o seu bolso. Assim, caso a nova proposta ofereça uma economia real no valor que você paga mensalmente, a portabilidade pode valer a pena.
Melhores condições de pagamento
Além dos juros, outros bancos podem oferecer condições mais flexíveis, como prazos mais longos ou menos exigências para uma renegociação. Dessa forma o valor economizado pode ter um grande impacto no seu planejamento financeiro.
Atendimento e benefícios adicionais
Agora, se você está insatisfeito com o atendimento do seu banco ou descobriu outra instituição que oferece benefícios extras como seguro mais barato ou conta com vantagens, a troca também pode ser interessante.
Comprar Agora e Usar a Estratégia da Portabilidade no Futuro: conheça essa possibilidade
A decisão de comprar um imóvel é muito impactante e, por isso, é totalmente natural que as pessoas tenham diversas dúvidas de quando é o momento certo. Uma ponderação comum entre os compradores é se é necessário esperar as taxas baixarem para financiar um imóvel, e a resposta estratégica é que não.
O plano mais inteligente é comprar o imóvel com as taxas atuais, para garantí-lo sem depender das flutuações futuras do mercado. O segredo é continuar atento às taxas da Selic mesmo após iniciar o financiamento, podendo, assim, buscar por novas condições em outras instituições quando essas taxas baixarem.
Comprar agora e se preparar para fazer a portabilidade do financiamento imobiliário no momento certo te ajuda a reduzir custos sem precisar adiar a compra do imóvel. Isso permite que você entre no mercado agora e ajuste suas condições de financiamento no futuro, garantindo sempre o menor custo possível.
Afinal, as taxas até podem cair, mas a valorização imobiliária é alta e esperar muito certamente fará com que o preço suba — e faz muito mais sentido já ter feito o investimento quando esse preço subir.
Como funciona o processo de portabilidade de financiamento imobiliário?
Está insatisfeito com as condições de financiamento do seu banco? Então talvez valha a pena reunir informações para entender se partir para a portabilidade é uma boa ideia. Veja o passo a passo abaixo:
Solicitação do saldo devedor e condições do contrato atual
O primeiro passo é pedir ao seu banco atual um documento com o saldo devedor e todas as condições do contrato, como taxa de juros e prazo o restante. A instituição tem obrigação de fornecer essas informações em até 15 dias.
Pesquisa e simulação de novas condições em outros bancos
Com os dados em mãos, comece a pesquisar e simular outras condições: procure por bancos que oferecem taxas de juros menores e melhores prazos para garantir que a mudança realmente compense.
Envio da proposta e análise de crédito pelo novo banco
Após escolher um novo banco, você deve enviar a proposta e passar por uma nova análise de crédito. A instituição financeira realizará a verificação do seu histórico financeiro antes de aprovar a portabilidade do financiamento imobiliário.
Aceite da nova instituição financeira e quitação da dívida anterior
Caso o pedido seja aprovado, o novo banco quita a dívida com a instituição financeira original e assume financiamento com as novas condições negociadas.
Formalização da portabilidade e pagamento das novas parcelas
Após a formalização, você começa então a pagar as parcelas com a nova instituição, de acordo com as novas condições estabelecidas.
Quais os possíveis desafios e cuidados ao fazer a portabilidade?
Apesar da portabilidade do financiamento imobiliário ser uma forma de economizar, nem sempre o processo é simples. Conheça os desafios mais comuns e evite surpresas desagradáveis:
Exigências do novo banco para aprovação
Nem todo mundo que se interessa por fazer a portabilidade do financiamento imobiliário consegue, já que tudo depende da análise da nova instituição sobre o histórico financeiro, renda e até avaliação do imóvel. Caso encontrem algo que não esteja dentro dos critérios, a proposta tem grandes chances de ser recusada.
Impacto no prazo do financiamento
Ao realizar a portabilidade do financiamento imobiliário para outra instituição financeira, é possível alterar o prazo. Nesse caso, é importante se atentar: caso a nova instituição ofereça uma condição melhor, mas exija o aumento do prazo, o valor da dívida pode aumentar, mesmo que a parcela fique menor.
Nessa situação, o ideal é tentar equilibrar a redução dos juros com um prazo e uma parcela que estejam de acordo com o seu orçamento.
Simulação para garantir que realmente haverá economia
Antes de fechar um negócio, é importante fazer mais de uma simulação e avaliar tudo o que está envolvido. Lembre-se: nem sempre uma taxa de juros menor significa economia real, já que são diversos custos embutidos. Compare, sempre, o custo efetivo total (CET) para saber se a portabilidade vale realmente a pena.
Para aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto, leia também o nosso artigo em que explicamos todas as etapas de um financiamento imobiliário.
- Artigo Anterior Casa ou Apartamento? Entenda a Melhor Opção Para Você
- Próximo Artigo O Que Levar em Conta na Vistoria do Imóvel?