Saiba qual a importância da escritura do imóvel!
Comprar imóvel com uma imobiliária especializada e que entende do assunto, vai muito além da assinatura de um contrato. Para garantir o seu imóvel, você precisará realizar diversas etapas que asseguram a legalidade do imóvel. A escritura é um dos documentos mais importantes, sendo essencial que os envolvidos solicitem o registro no cartório de títulos e notas. Se você possui dúvidas, procure uma imobiliária de confiança para te auxiliar! Nós da JN Imóveis somos a sua imobiliária em Três Lagoas! Vamos conferir tudo sobre a escritura do imóvel?
O que é a escritura do imóvel?
A escritura de um imóvel é um documento emitido pelo cartório a fim de comprovar a transferência de um bem (imobiliário) de um vendedor para quem está comprando a casa (comprador). No documento, existem as informações de lavratura, histórico do terreno e imóvel e também o item mais importante: o registro.
Você sabia que existem diferentes tipos de escrituras?
Sim, existem escrituras diferentes! Algumas são voltadas para imóveis, a de compra e venda, doação, divisão amigável de terreno, permuta, inventários e partilhas. É válido ressaltar que esse documento é essencial para validar algumas negociações de cunho jurídico, sendo que, sem ele, não é possível que sejam realizadas.
Escritura do imóvel: qual a importância?
Muitas pessoas acreditam que somente um contrato com o proprietário se faz necessário, tendo em mente que este já é suficiente para ter direitos sobre o imóvel, mas não é bem assim que acontece. Muitas pessoas subestimam a importância da escritura, mas ela pode evitar diversos problemas no futuro.
Você sabia que somente com ela em mãos o comprador tem o direito sobre o bem e sobre a propriedade? O fato é que: a escritura tem o domínio, posse, e, como consequência, a propriedade. Por isso, é muito importante tê-la, assim você evita futuros problemas. Vale acrescentar também que a escritura faz com que a negociação seja pública, o que impede qualquer indivíduo de se opor ao direito de propriedade. Ou seja, com ela você garante segurança no negócio!
Escritura do imóvel: onde ela é feita?
Ela deverá ser emitida em um tabelionato de notas, com a presença do tabelião, que cumpre com as exigências legais para estar no cargo. É válido ressaltar que a escritura pode ser feita em qualquer tabelionato do país, mas o registro, por outro lado, só poderá ser realizado na cidade onde o imóvel está situado.
Escritura do imóvel: como fazer?
Agora que você já está um pouquinho por dentro de onde fazer a escritura do imóvel, falaremos sobre uma outra questão importante: os documentos necessários para a escritura. São eles: aqueles relativos à identidade, trabalho e à residência do comprador e do vendedor. Além dessas documentações, será preciso apresentar uma certidão atualizada do imóvel, emitida no cartório de Registro de Imóveis e também a certidão do imóvel na prefeitura.
Mas existe diferença entre a escritura e o registro, JN?
Você percebeu que ao decorrer da matéria nós falamos sobre o registo de imóvel? Mas calma que ele é diferente da escritura! É importante alertarmos, pois isso é algo que as pessoas possuem muitas dúvidas! Trata-se de etapas diferentes e ambas precisam ser executadas para garantir o direito total sobre o novo imóvel. Desse modo, a escritura é válida somente para a transação de compra e venda. Logo, o que realmente validará a transparência da propriedade, será realizar o registro dessa escritura no Cartório de Registro de Imóveis competente para tanto.
Escritura do imóvel: qual o custo?
Isso dependerá de diversos fatores, como: a localização do imóvel e também de seu valor de compra. Mas detalhe: será preciso não considerar apenas os gastos com a formalização da escritura pública, mas também o registro do imóvel e o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Já que esse conjunto de deveres que garantirão que você realmente é dono da propriedade. Então, essas cobranças da formalização e o registro, são elaboradas e baseadas em tabelas, que são aplicadas pelos cartórios de nota do estado em que o imóvel está. Em contrapartida, o ITBI irá mudar de município para município, mas eles ficam geralmente entre 2% e 4% do valor estimado feito pelo Poder Público para a transação de propriedades (valor venal) ele é baseado no metro quadrado do terreno ou residência. Então, somando todas essas despesas, o valor será por volta de 5% do valor do imóvel.
JN Imóveis: a sua imobiliária de confiança em Três Lagoas!
Seja para comprar ou para vender! Nós somos a sua imobiliária em Três Lagoas! Compre com facilidade, venda com agilidade! Como vimos na matéria, a escritura do imóvel é essencial para realizar a transferência de propriedade para o seu nome. Porém, devemos ainda lembrar que ela precisa ser registrada no cartório para garantir validez perante à justiça. Assim você não terá problemas com o seu novo lar. JN Imóveis sempre cuidando do seu lar!
E, caso você tenha assustado com tantos passos a serem seguidos, saiba que nossos clientes não têm com o que se preocupar, uma vez que nossa equipe toma conta de todas as questões burocráticas, te oferecendo muito mais tranquilidade!
Dica: analise a situação do imóvel!
Antes de comprar uma casa ou apartamento, nós recomendamos que você realize um levantamento da situação legal do imóvel. Isso evitará muitos problemas. Esse é um processo extremamente relevante para que você evite futuras dores de cabeça ao antecipar possíveis problemas.
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