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Niego Farias

Você sabe qual a documentação necessária para comprar um imóvel?

Existem alguns passos importantes para a aquisição do imóvel próprio, um deles é a documentação. E, caso você deseje evitar dores de cabeça e perdas de tempo, fique atento a algumas dicas que daremos acerca da documentação para você investir na sua casa própria. Para saber a documentação necessária, isso irá depender do tipo de aquisição: financiamento, contemplação no consórcio ou compra à vista. Mas calma, iremos lhe explicar a maneira correta para que você obtenha sucesso na hora de adquirir seu imóvel. Afinal, são coisas específicas que você só poderia obter com muito estudo ou com especialistas, como a nossa equipe! Por isso, pode ficar tranquilo, pois estamos aqui para te fornecer o essencial para um bom planejamento.

Confira a documentação necessária para cada um dos itens:

Para cada modalidade de compra, existem diferentes documentações exigidas pelo cartório local.  É isso mesmo, não existe uma única fórmula para efetuar a compra do seu imóvel. Nesse caso, a maneira que você optar por adquirir a propriedade irá influenciar diretamente no requerimento da documentação e legalização do imóvel. Conheça cada uma das modalidades e os documentos requeridos:

Compra à vista do imóvel

Na compra à vista, não é necessária análise de crédito para confirmar a venda do imóvel. Por isso, o processo é mais ágil. Em geral, os documentos necessários do comprador, são:

  • RG, CPF, certidão de estado civil, escritura pública de pacto antenupcial e comprovantes de renda atualizados;
  • Comprovante de residência atual, contas de luz, telefone ou água;
  • Carteira de trabalho e extrato do FGTS (caso seja utilizado FGTS na compra);
  • Certidão de quitação de tributos federais (se for comerciante);
  • Certidões negativas (Justiça Federal; ações cíveis; executivos fiscais; protesto de títulos; débitos CND/INSS; interdição, tutela e curatela; dívida ativa da União se for comerciante);

Caso haja necessidade de novos documentos, será informado durante o processo.

O que você precisa saber sobre compra à vista:

  • Caso o vendedor não resida na localidade do imóvel, deverá apresentar todas as certidões do seu atual domicílio e da localidade do imóvel;
  • Caso haja necessidade de novos documentos, será informado durante o processo;
  • Se o vendedor tiver menos de 21 anos, ele deverá apresentar também a cópia da Escritura de Emancipação registrada.
  • Se ele for solteiro, o comprovante de Estado Civil é a cópia da certidão de nascimento;
  • Caso ele seja casado, o cônjuge dele deve apresentar os mesmos documentos citados acima e ambos devem apresentar em conjunto a cópia da Certidão de Casamento observando o regime: a) Comunhão Parcial de Bens na vigência da Lei (somente certidão). B) Comunhão universal de Bens antes da vigência da Lei (com pacto). C) Separação obrigatória de bens (com pacto). D) De participação final dos aquestos (com pacto).

 

Financiamento de um imóvel

No financiamento, a documentação necessária é similar à da compra de um imóvel à vista, sendo realizada uma análise de crédito pela instituição financeira que liberará o valor para financiar o imóvel.

Depois da análise de perfil de comprador e sendo aprovado o crédito, o banco, por meio de uma empresa, realiza a avaliação do imóvel a ser financiado para confirmar o seu valor. A documentação básica para iniciar um financiamento, é:

  • RG, CPF, certidão de estado civil, escritura pública de pacto antenupcial e comprovantes de renda atualizados;
  • Certidão de quitação de tributos federais (se for comerciante);
  • Certidões negativas (Justiça Federal; ações cíveis; executivos fiscais; protesto de títulos; débitos CND/INSS; interdição, tutela e curatela; dívida ativa da União se for comerciante);
  • Última declaração do Imposto de Renda (IR) (se casado, também do cônjuge).
  • Histórico de despesas e compromissos a serem honrados;
  • Declaração de saúde, que consiste em um formulário enviado pela própria instituição financeira e que deve ser preenchido pelo comprador;
  • O vendedor também deve apresentar os documentos do imóvel, como: IPTU do ano vigente e a matrícula, que é um certificado do imóvel que comprova quem é o proprietário e que você pode solicitar em um cartório de registro de imóveis.

Para utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento de um imóvel, é necessário:

  • Extrato atualizado, datado e carimbado do FGTS, emitido por uma agência da Caixa Econômica Federal;
  • Comprovante de residência dos últimos três meses;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • A pessoa casada deve apresentar a última declaração do Imposto de Renda do cônjuge.

Documentação necessária no caso de comprador Pessoa Jurídica:

  • Contrato Social ou Estatuto Social original com todas as últimas alterações contratuais e estatuárias;
  • Certidão Negativa de Débito do INSS;
  • Certificado de Regularidade do FGTS (CRF);
  • Certidão de quitação de Tributos Federais (CQTF);

Caso de contemplação em Consórcio de imóveis

Ao ser contemplado em um consórcio imobiliário, você precisa apresentar a seguinte documentação para liberar a carta de crédito, sendo que esta lista é menor que a do financiamento:

  • RG, CPF, certidão de estado civil, certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Comprovante de renda para a realização do consórcio, geralmente são pedidos os três últimos contracheques, ou até mesmo a sua declaração do imposto de renda juntamente com o recibo de pagamento.

O que você precisa saber sobre o consórcio de casas

Os documentos pessoais requeridos são padrões utilizados na maioria dos consórcios, porém cada instituição pode exigir documentos a mais para realizar o seu consórcio. Tenha esses documentos sempre em mãos e fique atento! Caso falte alguma documentação, é importante ir atrás dela o quanto antes para não ocorrer nenhum imprevisto e não haver demora.

Comprar imóvel em Três Lagoas

A JN Imóveis é uma imobiliária em Três Lagoas que também presta um serviço de consultoria imobiliária, auxiliando durante todo o processo de documentação para a compra de um imóvel, agilizando os processos e garantindo a confiança que você precisa. Entre em contato para conversar com um de nossos consultores e reinventar sua vida!

Niego Farias

Engenheiro Civil pela UNESP, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e especialização em Mercado Imobiliário pela FIA. Com mais de 15 anos de experiência, atuou em projetos multinacionais em Angola e Cuba, liderou a mplantação da área de infraestrutura florestal na Eldorado Brasil, além de fundar
a Mayu Engenharia e a AMPLACE, ambas focadas no mercado de Três Lagoas/MS.